Dicas de terça
O Conto da ilha desconhecida
Pensar qual será a dica da semana tem sido algo inquietante. Sinto-me como se tivesse aberto uma caixa de memórias literárias. Nesta semana, a dica é um texto não tão novo: O conto da ilha desconhecida, do português José Saramago. Busquei o livro na minha biblioteca de casa e não encontrei. Ele deve ter dado uma voltinha por aí... Como alguns amigos sabem, costumo brincar que a minha biblioteca tem vida própria, os livros mudam de endereço sem me avisar.
Mas por que ler O conto da ilha desconhecida? Porque toca o leitor no quesito utopia. O utópico como aquilo que nos faz caminhar, sonhar, persistir. A premissa do texto: Um homem bate à porta do rei e pede um barco para descobrir a ilha desconhecida. O rei tenta lhe ignorar ou ainda dissuadi-lo dizendo que todas as ilhas são conhecidas. O desenrolar da história fica com vocês!
Aproveito para passar o link da Fundação Saramago: https://www.josesaramago.org/
Em tempo: procurei o livro no consultório e encontrei Uma invenção da utopia, do psicanalista Edson Luiz A. de Sousa, publicado em 2007, pela Lumme editor. Então.. Outra dica! Resgato uma passagem sublinhada "a utopia traz necessariamente ao mundo uma força de transgressão. Esta transgressão, evidentemente, não se conforma com a burocratização do amanhã"
(p.40)
Penso que os dois textos dialogam.
Fica a dica!
