Blog Post

Estratégias educacionais para alunos com Altas Habilidades/Superdotação

LUCIANA WICKERT • set. 28, 2018

Para além da identificação II

Quem trabalha com educação sabe que cada criança é de um jeito e que a grande maioria das escolas não consegue desenvolver estratégias para atender os alunos nas suas singularidades. Toda a noção de média, avaliação, material pedagógico é feita para atingir o maior número de estudantes. As premissas partem do enquadramento das pessoas em parâmetros. Contudo, e aqueles que não se encaixam na média dos parâmetros?
Um dos maiores desafios para pais de alunos com altas habilidades/superdotação é garantir as adaptações curriculares para os seus filhos. Resumidamente, podemos afirmar que existem 3 estratégias básicas de adaptação curricular:
1) Condensação de conteúdos: Diminuição do número de exercícios ou de conteúdos em prol de um melhor aproveitamento dos interesses do educando.
Por que é importante? Porque as escolas costumam ter um número de exercícios para cada conteúdo. Imagine a tortura para uma criança que já sabe aquela matéria ficar repetindo, repetindo, repetindo. A atenção vai para o espaço, o tédio pega. Uma estratégia é limitar esta repetição. Outra é ofertar material pedagógico nos campos de interesse do aluno.
2) Aceleração: é uma recurso garantido em lei de "pular séries". Nem todas as crianças tem estofo emocional para isto.
3) Enriquecimento escolar: Entendo que este é o recurso mais potente. Garantir a aprendizagem calcada em amplitude e profundidade escolar.
De fato, eu gostaria que todos os alunos tivessem estes direitos respeitados. É triste ver a padronização do ensino aplacando interesses, habilidades, necessidades. Quantos talentos se perdem? Quantos alunos deixam de desenvolver plenamente o seu campo de saber? Não está dando problema, toca adiante! Mas é isto o foco da aprendizagem?
Abaixo coloco um artigo que trata sobre o tema:
http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/10129_6982.pdf
Abraço
Luciana

Por Luciana Wickert 20 ago., 2023
Papo com elas em setembro
Por Luciana Wickert 09 out., 2022
Publicação da UNESCO disponível para acesso gratuito
Especificidades da clínica com adolescentes
Por Luciana Wickert 16 set., 2022
Especificidades da clínica com adolescentes
Por Luciana Wickert 16 set., 2022
Conversando sobre as experiências da adolescência
Por Luciana Wickert 03 jul., 2022
Atividade formativa para profissionais e estudantes de Psicologia
Por Luciana Wickert 29 jun., 2022
Atividade para pais, professores e interessados no tema
Por Luciana Wickert 22 mai., 2022
Inscrições gratuitas até amanhã.
Por LUCIANA WICKERT 05 nov., 2019
Três dicas rápidas: Um podcast sobre sonhos e neurociências. Bem interessante. Para os psicanalistas, o podcast me remeteu bastante ao texto do Projeto (Freud, 1895) https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2019/10/e-preciso-unir-ciencia-ao-saber-dos-sonhos-diz-sidarta-ribeiro.shtml Histórias de ninar para meninas rebeldes. Histórias de mulheres interessantes narradas por outras mulheres. https://open.spotify.com/show/70aDNolDdT9Q52wZ3twIVk Em tempos de Feira do Livro de Porto Alegre, um podcast com o escritor Luis Antonio Assis Brasil sobre escrita e oficinas de escrita. https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2019/06/nao-se-ensina-a-escrever-mas-se-aprende-diz-criador-de-curso-literario.shtml Abraços
Por LUCIANA WICKERT 01 out., 2019
Um mangá que aborda os temas da infância, da construção de vínculos amorosos e do enfrentamento de preconceitos.
Por LUCIANA WICKERT 13 set., 2019
Segue dica de um bom material sobre Altas Habilidades e baixo desempenho "na vida". Apesar do foco estar no desempenho escolar e nas estratégias educacionais, o video traz elementos para pensar a singularidade e a necessidade de suporte dos sujeitos com AH/superdotação. Série Diálogos.
Mais Posts
Share by: